segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Definindo Biodiversidade

A natureza é formada por vários tipos de ambientes, e cada um deles é ocupado por uma infinidade de seres vivos diferentes, que se adaptam a esses ambientes. O curioso é que mesmo os animais e as plantas, pertencentes a mesma espécie, apresentam diferenças entre si. A esse conjunto de seres vivos adaptados a determinados ambientes chamamos de diversidade biológica ou biodiversidade.
Para definir o que é Biodiversidade, precisamos primeiro entender o conceito de espécie. Segundo a maioria dos autores, são indivíduos semelhantes entre si, capazes de cruzar em condições naturais, deixando descendentes férteis.
A um grupo de indivíduos da mesma espécie nós chamamos de população, e a várias populações, que interagem entre si, em uma determinada área, nós as chamamos de comunidade. Então agora vamos analisar o que significa esse termo “biodiversidade”, que atualmente está sendo muito comentado pela mídia.

BIO = VIDA
DIVERSIDADE = VARIEDADE

Então o que seria essa variedade de vida de que tanto falam? Podemos chegar a conclusão de que Biodiversidade ou diversidade de espécies seria o número ou estimativa aproximada de indivíduos de todas as espécies em uma determinada área.
Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB –, assinada por 156 países, incluindo o Brasil, diversidade biológica “é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, como os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, além da diversidade dentro das espécies, entre as espécies e de ecossistemas”.
O que faz os seres vivos diferentes uns dos outros é a maneira como os genes estão organizados em sua estrutura física. Os genes – unidades básicas da hereditariedade – são como as letras de um alfabeto. Assim como as letras se combinam para formar as palavras, os genes se combinam numa espécie para dar origem a uma forma de vida.
Segundo a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica, projeto ZooBank, (www.zoobank.org), os cientistas já conseguiram catalogar mais de 1,5 milhão de espécies de seres vivos na Terra, e estima-se que pelo menos uma, em cada dez delas, vive no Brasil, e este é o motivo pelo qual nosso país é considerado palco da maior biodiversidade do Planeta.
Segundo Edward O. Wilson, autor de diversos livros sobre biodiversidade, cerca de 10 milhões de seres vivos podem formar a riqueza biológica do planeta, sendo que as florestas tropicais abrigam boa parte dessa riqueza. Considerando que a biodiversidade sustenta a humanidade, porque é dela que retiramos alimento, remédios e produtos industriais, é preciso envolver os educandos no processo de apropriação do conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: