segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Introdução

Com o crescimento econômico e a explosão demográfica, os problemas ambientais extrapolam as fronteiras nacionais, escapam das ações dos governos locais e nacionais e clamam por intervenções que alcancem todos os cidadãos do mundo.
A Educação Ambiental aparece nesse cenário como a ferramenta mais adequada para auxiliar na formação da consciência ambiental com vistas a grandes transformações sociais. Inserida nesse contexto, a conservação da diversidade biológica ocupa lugar de destaque na Agenda 21. Documento esse elaborado e aprovado no Rio de Janeiro, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O documento reafirma o valor da Biodiversidade e sua importância para a humanidade.
A biodiversidade pode ser comparada a uma tapeçaria intrincada de formas de vida que se entrelaçam e se constituem uma das maiores maravilhas deste Planeta. Conservar a Biodiversidade é contribuir para que os recursos naturais da fauna e da flora possam ser potencializados e utilizados de forma sustentável. Os tesouros medicinais e a exploração de maior variedade de recursos, na agricultura e na pecuária, podem ser indicados como grandes benefícios que a Biodiversidade oferece à Humanidade.
Reconhecer que grande parte da diversidade está se perdendo irreversivelmente, por causa da destruição de habitat naturais, suscita tomada de decisões sobre os planos de conservação da Biodiversidade para os séculos vindouros porque preservar a Biodiversidade significa nutrir a vida no Planeta. Educar para a sustentabilidade, portanto, implica rever teorias e objetivos da Educação, assim como modificar comportamentos, posturas e hábitos para o alcance de uma vida harmoniosa com a natureza.
Entrar em “... um novo tempo e em novo momento histórico, em que um novo homem, com novos valores e com uma nova visão de mundo, estabeleça uma vivência amigável e solidária uns com os outros, com todos os demais seres vivos, com a natureza e com o planeta Terra, gerando ações concretas que se traduzam em uma melhor e susbtancial qualidade de vida do ser humano, em todos os sentidos”, (Andrade, 1996) deve ser o maior compromisso do homem contemporâneo.
Compreender a importância da Biodiversidade requer mudança na forma de olhar a vida no Planeta, de olhar os seres vivos, de cuidar da terra e da semente para que a vida gere sempre flores e frutos.

3 comentários:

Kátia Andrade disse...

Olá Rita, falar sobre a Biodiversidade é muito interessante. Vamos provocar mais discussões acerca dessa temática tão instigante. Vamos defender a vida!!
Sucessos companheira!

Anônimo disse...

Oi Professora Rita Barreto,

Parabéns pela iniciativa!Trazer a discussão da temática biodiversidade é muito importante, pois somos sujeitos responsáveis direta ou indiretamente pela degradação ambiental que estamos vivendo. Você é uma grande colaboradora do Programa DESPERTAR!
Sucesso!
Equipe do Programa DSPERTAR
SENAR/AR-BA

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Rita!

Amei o blog sobre biodiversidade. Realmente muito instigante e atual essa temática.

Socorro Cabral