segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Curiosidades sobre a Biodiversidade

Você sabe o que é um hotspot ?

Denominam-se hotspots – pontos quentes – as regiões biologicamente ricas do Planeta e que estejam com suas áreas em estado de risco.
O Brasil se destaca no cenário mundial por sua biodiversidade e abriga, entre os seus biomas, dois importantes hotspots: a Mata Atlântica e o Cerrado.
Você sabe por que a Mata Atlântica é considerada um hotspot?
Segundo informações da Aliança Para Conservação da Mata Atlântica (Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservation International do Brasil), a Mata Atlântica está entre os cincos primeiros colocados na lista dos hotspots porque abriga grande biodiversidade. O total de mamíferos, aves, répteis e anfíbios chegam a 1.361 espécies, sendo 567 espécies endêmicas
1, o que representa 2% de todas as espécies do Planeta, somente para esses grupos de vertebrados. A flora possui 20.000 espécies de plantas, das quais 8.000 são endêmicas. A Amazônia e o Pantanal, embora sejam ricos em biodiversidade, não fazem parte da lista dos hotspots porque mais de 75% da sua cobertura é original.
Para José Maria, vice-presidente para a ciência da Conservation International do Brasil, as áreas naturais do Planeta foram divididas em megadiversidades, hotspots e grandes regiões naturais, com o intuito de identificar os países mais ricos em biodiversidade, os ricos em biodiversidades, porém com grande intervenção humana – os hotspots – e as grandes regiões naturais, maiores de 10.000km² e com pelo menos 70% de sua vegetação original intacta. Segundo ele, o Brasil está em uma situação extremamente privilegiada, pois é o país de maior biodiversidade do Planeta porque abriga dois hotspots, a Mata Atlântica e o Cerrado, e três grandes regiões naturais, a Amazônia, o Pantanal e a Caatinga. O mesmo autor ainda afirma que o Brasil não pode esquecer da Caatinga, pois é a única região natural inteiramente brasileira, ou seja, não é encontrada em nenhum outro país.
1 Endêmicas - Espécies que não existem em nenhum outro lugar do planeta; espécies peculiares de uma região.

Nenhum comentário: